MEMÓRIAS

Eu estava conversando sábado com uma amiga --que, aliás, conheço há uns 16 anos-- e debatíamos sobre dúvidas que tivemos na infância e a facilidade de solução dessas dúvidas pelas crianças de hoje e pela internet. Ou seja... hoje, não se precisa mais recorrer aos pais e acreditar nas respostas às vezes estúpidas que ele fornecem.
 
Vejam: me angustiava muitíssimo o fato das pessoas que viveram "Antes de Cristo" saberem exatamente quando que Cristo nasceria. Afinal, elas contavam os anos de trás para frente!! Como conseguiam isso??!!! Vocês acham que alguém me explicou? Claro que não. Custava dizer que o calendário da forma como temos foi criado depois? Não precisava nem dizer a noção de tempo linear surgiu depois, que na época "A.C" tinham uma visão cíclica de tempo, etc etc. Era só dizer que eles não contavam os anos de trás para frente... E o Big Bang?? Como conciliá-lo com a criação de Adão e Eva?? Não esqueçam que estudei em colégio de freiras... Por que ninguém disse que uma era científica e que a outra era mera figura religiosa, que implicava boa dose de fé para aceitá-la? Não!!! Era muito difícil... eu tinha que ficar me torturando tentando conciliar as duas coisas que aprendi: uma na aula de ciências e a outra na de religião (sim, tinha aula de religião no colégio).  

Mas não sei o que era mais engraçado: quando eles não respondiam, ou quando respondiam! Episódio: morte do Tancredo. Pergunta: "Mãe, o que está acontecendo? Por que as pessoas estão nas ruas seguindo um caminhão de bombeiros?" Resposta: "É minha filha, agora já era!" Episódio: queda do muro de Berlin. Pergunta: "Por que as pessoas estão tão felizes pela destruição de um muro?" Resposta: "É que esse muro separava os bons dos maus e, assim, separou famílias e agora eles podem se encontrar novamente." Pergunto, eu, intrigadíssima até hoje: quem seriam os bons e quem seriam os maus??? Enfim... se fosse hoje... as crianças iriam para internet e teriam uma resposta rápida, direta e na maior parte das vezes correta sobre o assunto!!! É..... agruras de uma infância e boooooa parte da adolescência sem computador e sem nem sonhar em existir internet....
Marcadores: , |
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pela visita...