MEMÓRIAS
Todo mundo pensa --e eu também-- o que faria se soubesse que este seria o último dia da sua vida. De regra, as respostas mantêm um padrão: faríamos tudo aquilo que gostaríamos de fazer se nossa moral social não nos impedisse de realizar nos dias comuns de nossas vidas, por não estarmos dispostos a arcar com as conseqüências de tais atos. Agora, se soubermos que é o último dia, por quê não? Já disseram, no mínimo, duas músicas:

Anunciaram e garantiram
Que o mundo ia se acabar
Por causa disso
Minha gente lá de casa
Começou a rezar...

Acreditei nessa conversa mole
Pensei que o mundo ia se acabar
E fui tratando de me despedir
E sem demora fui tratando
De aproveitar...
Beijei a boca
De quem não devia
Peguei na mão
De quem não conhecia
Dancei um samba
Em traje de maiô
E o tal do mundo
Não se acabou...

[Assis Valente]
________________________

Meu amor  
O que você faria  
Se só te restasse esse dia?  
Se o mundo fosse acabar  
Me diz o que você faria
Andava pelado na chuva?
Corria no meio da rua?
Entrava de roupa no mar?
Trepava sem camisinha?
Meu amor
O que você faria?
O que você faria?
Abria a porta do hospício?
Trancava a da delegacia?  
Dinamitava o meu carro
Parava o tráfego e ria?
 
[gravada pelo Lenine]

 
Ou seja, no último dia, nos livramos do superego porque não teremos mais conseqüências a serem suportadas. Então, não importam mais as exigências sociais, não importa mais o que os outros vão pensar --se é que isso deveria realmente importar. Fazemos só aquilo que temos realmente vontade. Por isso, eu acho, que essa pergunta é tão freqüente nos jogos adolescentes --ou nem tanto-- de "verdade ou conseqüência". Acho que a resposta sincera a essa pergunta mostra muito do que realmente gostaríamos de ser, se considerados isoladamente, abstraindo a inserção social.

Ou seja, vivendo no mundo em que vivemos, realmente não há liberdade. Impossível ser quem gostaríamos de ser vivendo em sociedade. Afinal, há mecanismos de banimento e exclusão daqueles não enquadrados no valores e normas impostos. Viram, então, porque concordo que só há liberdade sem identidade? Para termos a liberdade desejada, para sermos aquilo que realmente gostaríamos de ser antes do último dia das nossas vidas... só se não tivermos identidade também!! Seria uma vida boa e inconseqüente... A propósito, o que você faria se só te restasse esse dia?
Marcadores: , |
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pela visita...