MEMÓRIAS
Pois é... Dizem --e eu também-- que eu nunca choro; pois hoje chorei. Chorei pela mais profunda tristeza de viver no país em que vivo. O Brasil é uma merda!!! As pessoas que vivem aqui não possuem a mais vaga noção do que foram os anos de ditadura [que, aliás, de ditabranda não tem coisa alguma]. Não que eu tenha uma noção muito precisa, mas alguém tem noção do que é ter sido torturada?? Quais as conseqüências psicológicas e emocionais disso? Como superar?? Vi um filme brasileiro [Que bom te ver Viva] que lembrava que a psicanálise explica porque se enlouquece, mas não explica porque se sobrevive. Às vezes, acho que sou louca... às vezes, tenho certeza!!! 

Mas vi outro filme hoje... e este foi que me fez chorar. É um documentário que mostra o Nuremberg Argentino; não foi lançado no Brasil, só na Argentina, em 2003. Traz cenas reais do julgamento dos comandantes das juntas militares que governaram a Argentina na última ditadura. Pois bem... além de mostrar a cara daqueles senhores, mostra depoimentos de vítimas... de mulheres que foram torturadas e sobreviveram. Uma delas referiu que foi presa grávida, que a criança nasceu sem qualquer assistência médica em meio a uma cela ou sei lá o que... e mesmo diante dessa cena, eles levaram mais de 03 horas para cortar o cordão umbilical. Aqui comecei a chorar e fui ficando cada vez com mais raiva daqueles militares e dos nossos... e com mais ódio de ser brasileira... Afinal, o Brasil não teve um Nuremberg! Mas o que é pior é não há coisa alguma na nossa Lei de Anistia que tenha previsto a tal da reciprocidade que tantos afirmam ser a causa da ausência de investigação. Ou seja, parece uma inércia coletiva... ou a formação de uma [in]consciência coletiva no sentido de que devemos esquecer. Assim é que os arquivos permanecem fechados... Afinal, acaso se processe alguém, poucas provas conseguem ser reunidas.  

Sei que não posso viver passiva e inerte a tudo isso. Enquanto na Argentina se puniu, processou, condenou, prendeu; enquanto no Uruguai se busca prisões e processos por meio de plebiscitos.... no Brasil não se faz coisa alguma... inércia, passividade!!! Aquele primeiro filme que referi tem uma outra passagem muito interessante. A personagem-tema é uma mulher que sobreviveu à tortura e, dado momento, ela diz mais ou menos assim: "eles querem esquecer; só que esqueceram de me avisar que eu não podia lembrar". CHEGA!! QUERO PARAR DE PENSAR E COMEÇAR A FAZER!!! VAMOS VER POR ONDE COMEÇO... ACHO QUE PELOS PROCESSOS....
Marcadores: , , |
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pela visita...