MEMÓRIAS
Por que as pessoas não conseguem se ver como realmente são? Acho que esse é um mal que acomete a maior parte da humanidade. Novamente as expectativas... expectativas que temos em relação a nós mesmos e que os outros têm em relação a nós. Cobranças que a sociedade e, às vezes, pessoas bem mais próximas, inconscientemente, nos impõem: muito gorda, muito magra, muito feia, muito bonita, estuda muito, estuda pouco, gosta disso, não gosta daquilo, e por aí vai. Acho que nunca teremos consciência da nossa própria realidade. Às vezes os outros [amigos] têm mais noção do que nós somos do que nós mesmos.

Ou melhor, acho que só nós mesmos sabemos quem somos --se é que realmente sabemos--, mas é importante sabermos como os outros nos vêem... porque é dessa forma que eles nos vêem que atuamos em sociedade. É dessa forma que as pessoas emitem opinião sobre nós, positivas ou negativas... com base no que aparentamos ser. Ninguém vê o que só nós sabemos, ninguém vê o que só nós sentimos... mas, às vezes, vêem coisas que nós não conseguimos --ou não queremos-- ver e acreditar que é verdadeiro. Por isso acho que os outros sabem mais sobre nós do que nós mesmos... porque eles sabem quem parecemos ser...

Aquilo que coloquei há um tempo atrás no meu perfil do orkut acho que vale bem para hoje e, certamente, exprime melhor essa situação toda do que eu... até porque é Fernando Pessoa, ora:  

"Como é por dentro outra pessoa  
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo  
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.
 
Nada sabemos da alma Senão da nossa;
As dos outros são olhares,  
São gestos, são palavras,  
Com a suposição de qualquer semelhança  
No fundo."


E aí? Acreditamos ou não na opinião alheia? Talvez seja mais verdadeira do que a nossa sobre quem somos... afinal, reitero, para os outros, não importa muito quem realmente somos --já que eles não vão descobrir mesmo--, importa quem aparentamos ser... Será que o que importa mesmo na vida é aparência?

0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pela visita...